Ministério da Saúde destaca avanço da imunização no país

Mais de 7 milhões de doses foram aplicadas durante a campanha nacional de multivacinação, que termina nesta sexta-feira, 31. Segundo o Ministério da Saúde (MS), só no dia D da campanha, 18 de outubro, foram cerca de 1 milhão de vacinas aplicadas. Neste ano, além da imunização de crianças e adolescentes, a campanha também procurou reforçar a proteção de adultos até 59 anos contra sarampo e febre amarela.

No caso da febre, o foco foi maior onde há mais risco de transmissão, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Nesta sexta-feira, em Brasília, a dona Moema Pereira, de 66 anos, estava na UBS da Asa Sul para ver se tinha alguma dose de vacina para tomar.
“A vacinação me protegeu durante a vida. Eu lembro de criancinha, minha mãe em filas homéricas levando a gente para a vacina da varíola no interior do Rio Grande do Sul. Era maravilhoso. “Eu acho que vacina tem duas coisas: primeiro, a autoproteção; segundo, a proteção da comunidade, né, das pessoas que convivem com a gente. Vacina é importante para isso. É um avanço científico maravilhoso.”
Mesmo com o fim da mobilização, a vacinação de rotina continua normalmente em todo o país. Então, os pais podem procurar os postos de vacinação e garantir a proteção dos filhos.

